Loading...
O QUE FAZEMOS 2019-04-17T01:51:48+00:00

Ações de Sensibilização para crianças

Consideramos ser fundamental começar pela educação das crianças, sendo o ensino do respeito pelos animais o veículo para a formação de adultos saudáveis, equilibrados, responsáveis e conscientes das necessidades dos outros, incluindo os animais. A sensibilização para o respeito pelos animais em tenra idade é um fator fundamental para evoluirmos para uma sociedade mais solidária e responsável.

De acordo com as estatísticas, existem atualmente 10 cães por cada pessoa. É por isso importante sensibilizar também para a importância da adoção de animais em detrimento da compra, da esterilização dos nossos animais como forma de prevenção de ninhadas indesejadas e de animais que acabam por viver sem condições ou serem abandonados. Existindo este tipo de consciência em todos nós não seria necessária a criação de leis, com coimas e penas de prisão. Trata-se de um dever cívico de uma sociedade evoluída e é nas crianças que deve começar.

Outro ponto que consideramos fundamental abordar é a forma correta de uma criança abordar um cão, seja o cão da família ou um cão que passeia na rua, de forma a prevenir eventuais acidentes, infelizmente tão frequentes e com consequências graves. É necessário que as crianças saibam interagir corretamente com os cães e perceberem as bases da comunicação canina.

Nas ações de sensibilização trabalhamos também para desmistificar algum preconceito existente relativamente às ditas raças potencialmente perigosas, demonstrando que independentemente da raça, existem cães amigáveis e excelentes companheiros, e sensibilizar para a importância da educação dos nossos cães que, tal como as crianças, necessitam de regras e de rotinas, mas também de afeto, compreensão e respeito.

Socializacao

Sessões de socialização canina

Semanalmente, a equipa da CLICK Positivo reúne-se num campo de trabalho em Alverca para o “Encontro de Matilha”. Estas sessões realizam-se aos Sábados das 10h às 12h, e têm o valor simbólico de 5€ por cada animal, que reverte como donativo para a associação.

No crescimento e desenvolvimento de um cão, são peças-chave as experiências que este vai tendo desde cachorro e ao longo da sua vida. Experiências negativas ou ausentes irão limitar o cão nas suas capacidades e direito de se expressar enquanto animal social que é, originando problemas comportamentais por vezes de difícil resolução.

Com estas sessões proporcionamos momentos descontraídos de aprendizagem, através da brincadeira, em que os cães têm a possibilidade de interagir em segurança com outros membros da mesma espécie e com os humanos.

Formações, workshop’s e palestras

Nas nossas apresentações tentamos sempre abordar os temas ou questões que nos surgem mais frequentemente através do nosso trabalho individual enquanto treinadores e que consideramos serem mais pertinentes, com a finalidade de promover o bem-estar do animal e uma relação equilibrada e saudável entre os tutores e os seus cães.

As temáticas das apresentações da CLICK Positivo têm como objetivo educar para as melhores práticas e métodos de educação positiva. Consideramos ser fundamental passar os conhecimentos e experiência que temos vindo a adquirir com o nosso trabalho e formação ao longo dos anos àqueles que realmente necessitam, os tutores dos cães.

Socializacao

Eventos

Um dos momentos altos da CLICK Positivo é o evento anual – AnimalFest by CLICK – organizado por esta equipa desde 2016. Este é um evento gratuito, de cariz solidário, com o objetivo de divulgar e angariar donativos para as Associações de Protecção e Resgate Animal presentes, e destinado a proporcionar a todos os amantes de animais um dia diferente, com várias atividades e muita animação, dando a conhecer diversas áreas em que os animais intervêm, participam e nos inspiram diariamente.

Com mais de 50 expositores, todos relacionados com atividades e serviços para animais, um leque de demonstrações relacionadas com desportos caninos e um enriquecedor ciclo de palestras dos mais variados temas, desde legislação aplicada aos cães, saúde e outros, prometemos sempre que seja um evento com bons momentos de convivência entre humanos e patudos.

Para além no nosso evento anual, a CLICK Positivo está também presente na maioria dos eventos dedicados a animais de estimação em Portugal, sempre com o objetivo de divulgar a nossa missão e de mostrar o nosso trabalho. A nossa participação a este nível reflete-se de variadas formas, seja através de demonstrações práticas do trabalho com os nossos cães, palestras sobre educação e bem-estar animal, apoio na organização de atividades do evento (jogos, concursos, etc), bem como, presença física com stand de divulgação da associação e contacto direto com o público.

Certificação de cães no âmbito do projeto Pets at Work

Desde 2018, a Associação CLICK Positivo é responsável pela componente comportamental da certificação de cães em empresas pet-friendly, ao abrigo do projeto Pets at Work da Purina Portugal.

A certificação destes animais passa pela avaliação comportamental dos mesmos, validação das suas aptidões para permanecer no local de trabalho dos seus tutores, garantir que o animal tem as condições adequadas para permanecer em determinado espaço, de acordo com as regras internas da empresa, bem como, pela transmissão de informação aos tutores sobre educação positiva, sinais de comunicação canina mais relevantes e necessidades individuais de cada um dos animais.

pets at work

Protocolo com a Câmara Municipal de Loures

Em Abril de 2019, a Associação CLICK Positivo iniciou um acordo de colaboração com a Câmara Municipal de Loures com o objetivo de estimular a adoção responsável de animais do concelho, através de ações internas e externas de formação e aconselhamento sobre cuidados a ter com os animais de estimação, nomeadamente, cães e gatos.

A colaboração com o Município inclui o acompanhamento a animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Loures, apoio na resolução de problemas comportamentais, formação sobre segurança na manipulação e condução de animais e, sobre interpretação de sinais de comunicação canina e felina.